cover
Tocando Agora:

Locutor no Ar

announcer

Últimas Notícias

Vizinho pede ajuda a adolescente para configurar internet em casa, a estupra e acaba preso, no PR

Vizinho pede ajuda a adolescente para configurar internet em casa, a estupra e acaba preso, no PR

Violência e abuso sexual infantil: veja os sinais e saiba como proteger as crianças Um homem, de 42 anos, foi preso na noite de quinta-feira (18), em Sarandi,

2 horas atrás
Natal 2025 deve ter crescimento moderado nas vendas em Curitiba

Natal 2025 deve ter crescimento moderado nas vendas em Curitiba

A expectativa para o Natal de 2025 é de movimentação positiva no comércio curitibano. É o que mostra a nova Pesquisa de Expectativa de Compra e Venda no Na

2 horas atrás
New Zone Importados impulsiona nova fase do turismo de compras em Ciudad del Este

New Zone Importados impulsiona nova fase do turismo de compras em Ciudad del Este

New Zone Importados consolida seu posicionamento em 2025 como polo de turismo de compras em Ciudad del Este. O ano de 2025 marca um período de consolidação

2 horas atrás

Câmera Ao Vivo

Natal 2025 deve ter crescimento moderado nas vendas em Curitiba

A expectativa para o Natal de 2025 é de movimentação positiva no comércio curitibano. É o que mostra a nova Pesquisa de Expectativa de Compra e Venda no Na...

Natal 2025 deve ter crescimento moderado nas vendas em Curitiba
Natal 2025 deve ter crescimento moderado nas vendas em Curitiba (Foto: Reprodução)

A expectativa para o Natal de 2025 é de movimentação positiva no comércio curitibano. É o que mostra a nova Pesquisa de Expectativa de Compra e Venda no Natal 2025, realizada pela Associação Comercial do Paraná (ACP). O levantamento ouviu 120 comerciantes e 201 consumidores entre os dias 3 e 6 de dezembro e revela um cenário de otimismo moderado para o período, tanto do ponto de vista dos empresários quanto dos compradores. Entre os lojistas, a projeção é de avanço nas vendas: 43% acreditam que irão vender mais do que em 2024, enquanto 26% esperam desempenho estável e outros 26% preveem queda, resultando em uma estimativa média de crescimento de 3% no faturamento. O Índice de Confiança do Comerciante (ICC) registrou 138 pontos, em uma escala de 0 a 200, reforçando a avaliação positiva sobre os próximos meses. Mesmo com 63% dos empresários ainda preocupados com o cenário econômico nacional, 62% se dizem esperançosos quanto ao desempenho de seus negócios. A pesquisa também evidencia a força das plataformas digitais: para 82% dos comerciantes, a internet e as redes sociais são os meios mais eficazes para impulsionar vendas neste Natal, consolidando-se como as principais estratégias de comunicação. Divulgação Entre os consumidores, 61% pretendem comprar presentes neste fim de ano. As celebrações devem ocorrer majoritariamente na casa de familiares (49%) e na própria casa (41%). O comportamento de compra se divide de forma equilibrada: metade dos entrevistados pretende adquirir os presentes com antecedência, enquanto a outra metade deve deixar para a última hora, muitas vezes em busca de promoções. As roupas lideram a intenção de compra, citadas por 75% dos consumidores, seguidas por calçados (25%), brinquedos (23%) e perfumes e cosméticos (21%). O valor médio estimado por presente é de R$ 191,22, com destaque para consumidores de 36 a 45 anos, que pretendem gastar mais, chegando a uma média de R$ 220,94. Os homens também devem desembolsar valores maiores do que as mulheres. O consumo tende a crescer em relação ao ano passado: 46% dos consumidores afirmam que irão gastar mais neste Natal. Os pagamentos à vista devem predominar, especialmente via PIX (29%) e débito (29%), enquanto 17% pretendem parcelar no cartão de crédito. As lojas de rua são o principal ponto de compra, mencionadas por 56% dos entrevistados, seguidas pelos shoppings (34%) e pelas lojas online (31%). A pesquisa ainda aponta que 86% dos consumidores pesquisam preços antes de realizar suas compras, com destaque para os canais digitais, que já superam as lojas físicas nesse comportamento. “Os resultados reforçam que o período natalino de 2025 deve apresentar boas oportunidades para o comércio curitibano, impulsionado por consumidores mais dispostos a comprar e por comerciantes que se mostram confiantes e preparados para atender às demandas do mercado”, resume o Presidente Antônio Gilberto Deggerone. Na escolha da loja, os fatores mais importantes apontados pelos consumidores são atendimento ao cliente (61%), qualidade dos produtos (55%), preços competitivos (52%), promoções e descontos (39%) e confiabilidade da loja (37%). Em relação ao contexto econômico, o sentimento predominante é de preocupação (43%), embora uma parcela significativa mantenha esperança de melhora (37%). Entre os que recebem 13º salário, 50% pretendem direcioná-lo para compras, enquanto 39% devem utilizá-lo para o pagamento de dívidas, reforçando o impacto do benefício no varejo e na organização financeira das famílias. Para o coordenador técnico da pesquisa, Prof. Dr. Claudio Shimoyama, o cenário geral para o Natal de 2025 é positivo. “O cenário indica otimismo moderado. Consumidores demonstram clara intenção de compra e comerciantes estão confiantes, apesar das incertezas econômicas. Quem oferecer boa experiência, preços competitivos e comunicação eficiente, especialmente nos canais digitais, deve se destacar”, conclui.