Fiscal nota incoerência em documentos e dois são presos usando diplomas falsos para tirar registro profissional de educação física no PR
Polícia prende suspeitos por diplomas falsos em Curitiba
Dois homens foram presos na tarde de quinta-feira (30) após serem flagrados usando diplomas falsos pa
19 minutos atrás
Ratinho Junior cobra fiscalização nas fronteiras após operação no Rio de Janeiro
Governador cobra rigor na fiscalização das fronteiras
O governador do Paraná, Ratinho Junior, cobrou uma fiscalização mais rigorosa nas fronteiras entre os
2 horas atrás
Empresária do PR que morreu afogada em Cancún foi puxada por corrente de retorno e caiu em buraco no mar
Paranaense morre afogada durante viagem em família a Cancún, no México
Fernanda Rocha, empresária de Londrina, no norte do Paraná, morreu ao ser puxada por
Novo Centro Cívico deixa de ser projeto e se torna epicentro administrativo de Maringá
O Novo Centro Cívico de Maringá está deixando de ser um projeto no papel para se tornar, de fato, o coração administrativo e de serviços da cidade. Locali...
29/10/2025 10:46
Novo Centro Cívico deixa de ser projeto e se torna epicentro administrativo de Maringá (Foto: Reprodução)
O Novo Centro Cívico de Maringá está deixando de ser um projeto no papel para se tornar, de fato, o coração administrativo e de serviços da cidade. Localizado ao lado do Eurogarden, o bairro planejado que nasce como referência em urbanismo sustentável, o complexo forma um eixo estratégico que une poder público, saúde, educação e qualidade de vida.
Para o prefeito de Maringá, Silvio Barros, “o novo Centro Cívico é uma realidade”. Ele frisa que tem a perspectiva de mudar o Paço Municipal ou, ao menos, começar a construção do prédio naquele espaço que “será fundamental para a integração da comunidade com os serviços públicos”.
A presidente da Câmara de Vereadores, Majorie Catherine (Majô), diz que a aprovação do novo Centro Cívico pelo Legislativo de Maringá representa um compromisso com o planejamento urbano. “É um projeto muito além de um bairro. Estamos visando eficiência para deixar o novo Centro Cívico apropriado para que todos os maringaenses tenham acesso aos equipamentos públicos em um só local”.
Saúde em primeiro plano
O equipamento mais simbólico dessa transformação já está em funcionamento: o Hospital da Criança Irmã Maria Calista, inaugurado em 2024. Com 24 mil m², o hospital é referência em pediatria de alta complexidade para todo o Sul do Brasil.
Atualmente, a unidade oferece Pronto Atendimento Pediátrico, 10 UTIs, 61 leitos de internação, três salas cirúrgicas, 23 consultórios e um Hospital Dia. Em pleno funcionamento, terá 148 leitos de internação e 40 de UTI.
O hospital representa alívio para famílias de 212 municípios do Norte e Noroeste do Paraná, que antes precisavam viajar para grandes centros em busca de atendimento especializado.
Divulgação
Segurança e cidadania
Em breve, a região ganhará a Delegacia Cidadã, sede administrativa da Polícia Civil. O modelo, que dispensa carceragem, foca no atendimento à população com emissão de documentos e serviços integrados, reforçando a segurança pública de maneira humanizada. O prédio foi construído e está sendo estruturado para entrar em funcionamento.
Justiça mais próxima
Outros órgãos já funcionam no Novo Centro Cívico. A Justiça do Trabalho, inaugurada em 2009, e o Fórum Eleitoral Desembargador Ossian França, de 2012, já oferecem estrutura moderna e acessível.
O Ministério Público do Paraná está em obras no local, em um edifício de 3.040 m², com capacidade para abrigar 120 pessoas e previsão de inauguração em 2027, em um investimento de R$ 28,7 milhões.
Também estão previstas a instalação do novo Fórum de Maringá (40 mil m² de área construída e R$ 164 milhões em investimentos). O novo Centro Cívico tem espaços reservados para as novas sedes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, 4º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, Prefeitura e Câmara Municipal.
Educação como motor de desenvolvimento
O futuro passa pela educação. O Instituto Federal do Paraná (IFPR) terá um campus no Centro Cívico, hoje em fase de licitação. Quando concluído, vai atender 3.200 estudantes e contará com 250 servidores entre professores e técnicos.
Os cursos previstos abrangem áreas como Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Produção Alimentícia e Produção Industrial. Além de formar profissionais qualificados, a chegada do IFPR deve impulsionar o comércio local, o mercado imobiliário e a circulação de pessoas.
Conexão com o Eurogarden
A proximidade com o Eurogarden Maringá, bairro planejado que vai abrigar mais de 60 mil pessoas no futuro, transforma a região em um polo de conveniência e valorização imobiliária. O Parque Linear público, de 18 mil m², conectará o bairro ao Centro Cívico com alamedas e ciclovias arborizadas, criando um ambiente que privilegia caminhadas, convivência e bem-estar.
Um legado para a cidade
O Novo Centro Cívico materializa a visão de descentralizar serviços, melhorar as condições de trabalho dos servidores e facilitar o acesso da população a órgãos públicos. A união estratégica com o Eurogarden garante que a região se consolide como um dos maiores polos de desenvolvimento urbano do Brasil — um espaço que une eficiência administrativa, saúde, educação e qualidade de vida.