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Grupo Pátria vence disputa pelo Lote 5 das rodovias do Paraná; veja projeção de tarifas e onde estão as praças

Último lote de rodovias do Paraná será leiloado amanhã (30) A Reune Rodovias Holding II S.A, do Grupo Pátria Investimentos, arrematou o Lote 5 do Sistema I...

Grupo Pátria vence disputa pelo Lote 5 das rodovias do Paraná; veja projeção de tarifas e onde estão as praças
Grupo Pátria vence disputa pelo Lote 5 das rodovias do Paraná; veja projeção de tarifas e onde estão as praças (Foto: Reprodução)

Último lote de rodovias do Paraná será leiloado amanhã (30) A Reune Rodovias Holding II S.A, do Grupo Pátria Investimentos, arrematou o Lote 5 do Sistema Integrado de Rodovias do Paraná. O resultado foi divulgado na tarde desta quinta-feira (30), pela Bolsa de Valores de São Paulo, a B3. O desconto para a tarifa básica de pedágio ofertado pela empresa foi de 23,83%. Cinco rodovias estaduais e três federais que passam por 16 cidades do estado ficarão sob administração da empresa por 30 anos. Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) o consórcio assume o trecho em até 30 dias após a assinatura do contrato, que está prevista para ocorrer em fevereiro de 2026. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Maringá no WhatsApp O lote inclui extensão de 432,77 quilômetros das rodovias das regiões Oeste e Noroeste. As rodovias beneficiadas serão as federais, BR-163, BR-369, BR-467; e estaduais, PR-158, PR-317, PR-467, PR-977 e PR-978. Veja onde estarão as praças de pedágio: Quilômetro 225 da BR-163 em Cascavel - Será instalada; Quilômetro 313 da BR-163 em Terra Roxa - Será instalada; Quilômetro 476 da BR-369 em Corbélia - Já existe; Quilômetro 360 da BR-369 em Mamborê - Já existe; Quilômetro 129 da PR-317 em Floresta - Já existe. A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) elaborou uma projeção para as tarifas de pedágio do Lote 5. Para chegar aos valores, foi aplicado o desconto de 23,83% ao preços apresentados no edital do leilão. Para a projeção, os valores também foram corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Confira abaixo: Projeção de tarifas de pedágio do Lote 5 Pedágios do Lote 5 das rodovias do Paraná. Artes/RPC Investimento O contrato prevê o investimento de cerca de R$ 11,7 bilhões. Com o valor, as rodovias deverão ser beneficiadas com 238 quilômetros de duplicações, 20 quilômetros de vias marginais e 3,7 quilômetros destinados à implantação de contornos, como o de Guaíra. Além disso, estão previstos 12 quilômetros novos de rodovias, 55 obras de arte especiais - viadutos e pontes -, cinco passarelas para pedestres, 12 km de ciclovias e três passagens de faunas. Lista de cidades atendidas pelo trecho: Campo Mourão; Cascavel; Corbélia; Engenheiro Beltrão; Floresta; Guaíra; Juranda; Mamborê; Marechal Cândido Rondon; Maringá; Mercedes; Peabiru; Quatro Pontes; Terra Roxa; Toledo; Ubiratã. Trecho da BR-369, entre Cascavel e Campo Mourão que esta incluído no Lote 5 de concessão dos novos pedágios. Geraldo Bubniak/AEN Leia também: Quadrigêmeos no Paraná: Divisão de embrião fez com que só um irmão não seja idêntico VÍDEO: Marido invade calçada com carro e joga veículo em esposa, no Paraná PR-487: Técnico de enfermagem morre após ser lançado a 80 metros em batida entre moto e carro Disputa Na abertura dos malotes com propostas, a Reune Rodovias Holding II S.A, apresentou proposta de 23,83%. Em segundo lugar, ficou a Way Concessões S.A., que propôs desconto de 16,70%. Como as empresas fizeram ofertas com diferenças acima de cinco pontos percentuais, não houve a necessidade de realizar lances ao vivo, conforme as regras do leilão. Rodovia entre Cascavel e Mamborê, incluida no Lote 5. Geraldo Bubniak/AEN Outros lotes O fim do contrato com as antigas concessionárias ocorreu em agosto de 2021 e o edital de licitação do lote 1 foi publicado em maio de 2023. Neste período as estradas ficaram sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Para a concessão do Sistema Integrado de Rodovias do Paraná, o estado foi dividido em seis lotes, com rodovias estaduais e federais. Cada lote é leiloado separadamente. A responsável pelo lote 1 é a Via Araucária, com a concessão de 473 quilômetros. Nos pacotes estão trechos da BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427, localizadas nas regiões central, Campos Gerais e Curitiba. As tarifas dos pedágios estão ativas desde março deste ano. Já o lote 2, no Norte Pioneiro, Campos Gerais e Curitiba, está sob responsabilidade do grupo EPR Litoral Pioneiro. Com mais de 600 quilômetros, estão BR-153, BR-277, BR-369, PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855. Assim como o primeiro, as tarifas são cobradas desde março. O lote 3 ficou sob responsabilidade da concessionária CCR S/A. O lote inclui 569 quilômetros das rodovias BR-369, BR-373, BR-376, PR-170, PR-323, PR-445 e PR-090, dentro da Malha Norte. Os trechos fazem a ligação da região norte do estado com a BR-277, até o Porto de Paranaguá, no litoral. As rodovias federais, BR-272, BR-369 e BR-376; e estaduais, PR-182, PR-272, PR-317, PR-323, PR-444, PR-862, PR-897 e PR-986, que cortam as regiões Norte e Noroeste do Paraná ficaram sob responsabilidade do grupo EPR. O consórcio venceu o leilão do lote 4 e vai administrar uma extensão de 627,52 quilômetros. O grupo EPR também venceu o leilão pelo Lote 6 e foi o único concorrente. Ele ficou responsável por 662 quilômetros de rodovias federais e estaduais. São elas: BR-163, BR-277, e PR-158, PR-180, PR-182, PR- 280 e PR-483. VÍDEOS: mais assistidos do g1 Paraná Leia mais notícias no g1 Norte e Noroeste.