Empresária investe R$ 18 mil para guinchar e 'ressuscitar' árvore que remete à infância no Paraná
Empresária do Paraná investe R$ 18 mil para 'ressuscitar' árvore
Quando a árvore que fez parte da infância dela caiu em frente ao cemitério de Apucarana,
59 minutos atrás
Tintas Verginia transforma a experiência de compra com atendimento especializado
Com mais de 40 lojas espalhadas pelo Paraná e Santa Catarina, a TINTAS VERGINIA se destaca por ir além da simples venda de produtos. A marca tem como priorida
7 horas atrás
9 dicas para você não errar na escolha da tinta para a sua reforma
Quando pensamos em renovar um ambiente, a pintura costuma ser o primeiro passo e o motivo disso? As tintas são materiais acessíveis, versáteis e transformam
Centro de Convivência da Pessoa Idosa passa a priorizar alimentos mais saudáveis
Os idosos que frequentam o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) de Araucária agora contam com um cardápio mais nutritivo nos lanches servidos diariam...
01/08/2025 17:52
Centro de Convivência da Pessoa Idosa passa a priorizar alimentos mais saudáveis (Foto: Reprodução)
Os idosos que frequentam o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) de Araucária agora contam com um cardápio mais nutritivo nos lanches servidos diariamente no local. A mudança busca melhorar a qualidade da alimentação, substituindo produtos ultraprocessados, como sucos artificiais e biscoitos industrializados, por preparações mais saudáveis, com alimentos in natura e minimamente processados, ricos em fibras e com controle na adição de sódio.
A iniciativa também contempla rigorosos cuidados sanitários, com supervisão de uma nutricionista e preparo feito por cozinheiras capacitadas. Entre os alimentos oferecidos estão quirerinha, caldos, sopas, canjica, arroz-doce, torta salgada e bolo de banana, receitas que valorizam ingredientes frescos e sabores caseiros.
Letícia Maria da Conceição, de 78 anos, moradora do bairro São Sebastião, participa das aulas de ginástica e dos bailes quinzenais no CCPI. Ela aprovou o novo cardápio: “Tem tido umas comidas mais caseiras, todo mundo gosta. Estar aqui já é bom por distrair a mente e fazermos amizades”, relata.
De acordo com a Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), os cuidados com a alimentação começam já na aquisição dos produtos, que priorizam qualidade nutricional e aproveitamento integral dos alimentos.
Sobre o CCPI
Atualmente, o Centro de Convivência da Pessoa Idosa opera com sua capacidade máxima de participantes. Cerca de 450 idosos são atendidos ao longo do mês, com uma média diária entre 200 e 250 pessoas. As atividades incluem dança sentada, dança adaptada, roda de viola, artesanato (pintura, crochê, arte em geral), aulas de informática e uso do celular, além de jogos de tabuleiro.
O ingresso de novos participantes ocorre exclusivamente quando há vagas e por meio de encaminhamentos realizados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.